top of page

Rita Lobato Velho Lopes

Rita Lobato

Rita Lobato Velho Lopes nasceu em Rio Grande no dia 07 de junho de 1866.

Foi a primeira mulher a se diplomar em medicina em faculdade brasileira, na Bahia, em 1887. Após sua formatura, voltou para o Rio Grande do Sul, onde casou e começou a clinicar.

Aos 70 anos, foi eleita vereadora em Rio Pardo pelo Partido Libertador até 1937, quando o Estado Novo fechou as Câmaras Municipais. 

Faleceu em 06 de janeiro de 1954, em Rio Pardo.

Tese de Rita Lopes apresentada à Faculda

Celina Buz

Celina Buz e Izaltina Ribeiro foram colaboradoras esporádicas na primeira fase do periódico pós-abolicionista O Exemplo, criado e redigido por homens negros, em Porto Alegre, no dia 11 de dezembro de 1893. 

Após um período de interrupções, já na virada do século XX, a escrita feminina tornou-se mais regular, como a de Sophia Ferreira Chaves (cujo codinome era Pepita) e a de Carmem d’Aguiar, cuja temática pautava no preconceito racial e de gênero por meio de artigos, crônicas, contos e poemas.

O Exemplo, 04.12.1904 .jpg

Andradina América de Andrade e Oliveira

Andradina América de Andrade e Oliveira

Jornalista, escritora, atriz, dramaturga e líder feminista, Andradina América de Andrade e Oliveira nasceu em Porto Alegre, no dia 12 de junho de 1864.

Em 1898, fundou, em Bagé, o jornal literário Escrínio, com produção literária e jornalística dedicada aos direitos da mulher.

Escrinio

Estabelecida em Porto Alegre, lança os livros:

O Perdão, em 1910, onde aborda, entre outras coisas, a luta pela autonomia da mulher e a reflexão sobre o papel da mulher em uma sociedade patriarcal e machista.

Divórcio?, em 1912, que retrata as dificuldades de um casamento arranjado, o destino das viúvas, a dependência forçada e a falta de direitos da mulher.

Ao lado de sua filha Lola de Oliveira, que como ela era ligada às artes e à defesa dos diretos da mulher, viajou por várias cidades até se radicar em São Paulo, onde faleceu no dia 19 de junho de 1935. 

Luciana Lealdina de Araújo

Luciana Lealdina de Araújo

Luciana Lealdina de Araújo nasceu em Porto Alegre, no dia 13 de junho de 1870. 

Depois de curada da tuberculose, a quitandeira  filha de escravizados mudou-se de Porto Alegre para Pelotas.  

Apesar de toda e qualquer dificuldade pós-abolição, era uma mulher negra alfabetizada que gostava de passar seu conhecimento adiante, conseguindo ser a principal fundadora de duas instituições que tinham o objetivo de abrigar e educar meninas negras socialmente desfavorecidas.

Em 1901, fundou o Asilo de Órfãs São Benedito, em Pelotas. Em 1909, fundou o Orfanato São Benedito, na cidade de Bagé, onde faleceu no ano de 1930.

Alice Leão, Antonia Futuro

Nicolina Baltz

A Faculdade de Odontologia-UFRGS, fundada em 10 de outubro de 1898, foi criada como um curso anexo à Faculdade de Medicina e Farmácia.

Desde sua fundação, seu estatuto, no artigo 39, assegurava a matrícula de mulheres. Mas as primeiras mulheres a se graduarem foram Alice Leão, Antonia Futuro e Nicolina Baltz, somente em dezembro de 1904.

Notícia em A Federação sobre a colação d
bottom of page