top of page

 

           No tempo em que se deu a Guerra, a mulher tinha seu lugar vinculado ao ambiente privado e sua atuação não encontrava eco para além da própria casa. Somado a esse fato, a comunicação possível naquele período se dava basicamente por cartas e/ou mensageiros. Desse modo, são esses testemunhos escritos que se configuram em fragmentos documentais que nos permite, atualmente, conhecer um pouco sobre algumas destas mulheres. Contudo, essa não é uma descoberta fácil, pois muitos destes registros só foram guardados porque as mulheres respondiam às cartas no verso daquelas recebidas de seus maridos.

A realização desta exposição visa promover uma reflexão sobre como o "contar a História" tratou de invisibilizar as mulheres e potencializou o protagonismo masculino, a quem pertencia a vida pública. Contudo, é irrefutável entender que a atuação da mulher foi e é fundamental no desenrolar da História.

Anita Garibaldi Gaetano Gallino.jpg

Anita Garibaldi por Gaetano Gallino

Geralmente, a historiografia focou-se nos homens e seus atos, visibilizando somente as narrativas em que estes estavam envolvidos. Indiscutivelmente, o patriarcado (sistema social), em que  a posição do homem é privilegiada em relação a da mulher, tem grande responsabilidade sobre o apagamento da participação feminina em todos os domínios da vida, mas especialmente nos principais fatos históricos.

Assim, ao pesquisar as mulheres na Guerra Civil Farroupilha, nos deparamos com a escassez de fontes e registros formais. Os parcos apontamentos encontrados na Coleção Varela, documentos sob guarda do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, apresentados nesta exposição com as iniciais (C.V), foram o ponto de partida, indicando que além das rotinas usuais das mulheres daquele período, como administrar, ensinar, curar, cozer, cozinhar, algumas dedicavam-se também a comunicar, escrever, publicar, se impor, resistir… ou seja, viver e lutar, ainda que tudo isso ocorresse sem o reconhecimento público.

Convidamos você a navegar pelas páginas desta Exposição e descobrir mais sobre a atuação feminina na Guerra Civil Farroupilha e na História do Estado do Rio Grande do Sul.

 

LOGO MHJC_VERTICAL.png
bottom of page